App Vício: Meditando com o Headspace

Já conhece o Headspace? Ele é um site e um aplicativo de meditação guiada com diversos objetivos: relaxar, ter foco no trabalho, ter uma vida saudável ou até mesmo curar dores no corpo e depressão. Deixa eu falar um pouco mais sobre isso!

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Em 2016 eu decidi que vou ter um cuidado especial com corpo e mente. Desde o fim do ano passado estou aproveitando este período em que estou em casa para rever minha alimentação, exercícios e rotinas diárias. Descobri duas coisas que me fazem muito bem: escrever (ah, jura?) e meditar. Para escrever basta o velho combo papel e caneta (no computador não tem o mesmo efeito – depois faço um post falando mais sobre isso). Para meditar já é preciso um pouco mais de empenho e algumas ferramentas.

Nossa cabeça não pára quieta. Eu estou sentada aqui na minha mesa, mas em poucos minutos já pensei em milhares de coisas que preciso fazer essa semana. E essa cabeça inquieta cansa mais do que arregaçar as mangas e realmente fazer o que precisa. Parece mentira, mas viver em um eterno estado de pré-ocupação acaba com a gente. E eu sofro desse mal desde que me entendo por gente.

Com o tempo, percebi que isso não faz nada bem e procurei ajuda. Faço terapia há anos e recomendo de coração para todo mundo. Uma das coisas que eu descobri foi o poder do relaxamento e da meditação. Minha psicóloga faz sessões maravilhosas de relaxamento comigo e eu saio de lá feito um passarinho! haha Então decidimos que eu precisaria começar a praticar diariamente. E é aí que entra o Headspace!

Na verdade, eu já conhecia o site e já havia tentado colocar a meditação na minha rotina uma vez, mas sem sucesso. Dessa vez minha psico me passou alguns Cds de meditação guiada, mas inicialmente eu me identifiquei mais com o Headspace. Hoje já estou mais treinada e consigo usar os CDs também.

Mas afinal: o que é Headspace?

“Headspace é o seu personal trainer para a mente”. Assim o app se define. Na verdade eu conheci primeiro o Andy Puddicombe através de sua palestra no TED sobre como 10 minutos diários podem mudar sua vida. Aí você pensa “bom, eu tenho 10 minutos. Por que não?”. Assisti a palestra e o cara é muito bom! Ele é muito carismático, e sua história é o sonho de muita gente: ele passou de um cara estressado fazendo faculdade a um monge no Himalaia que estuda o poder da meditação. Sim, o cara foi pro Himalaia. E em dez anos ele se tornou um monge tibetano budista. Impressionante, não? Em 2004 ele retornou para Londres como um expert no assunto. Escreveu livros e começou o projeto Headspace. Segundo a Times, “Andy está fazendo pela meditação o que Jamie Oliver fez pela alimentação”.

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Eu fiquei completamente apaixonada! ♥ Para mim, que estava sempre com a cabeça a mil por hora, fazia total sentido. Fui pesquisar um pouco mais sobre o Andy e acabei descobrindo o Headspace. Infelizmente ele só existe em inglês, mas eu amo mesmo assim. Você faz sua inscrição e tem acesso ao Take 10 – 10 dias de pequenas meditações de 10 minutos que vão te ensinar o básico para você conseguir transformar a meditação em um hábito para a vida. Entre um dia e outro, ele apresenta também alguns vídeos explicativos, que eu achei extremamente esclarecedores. Como por exemplo, você sabia que o ideal não é tentar “parar de pensar”, e sim perceber a chegada daquele pensamento e, sem entrar em pânico, permitir que ele fique quietinho para você lidar depois com ele? Você não vai “parar de pensar” você vai se permitir encontrar aquele pensamente e gentilmente falar “na hora certa vou lidar com você”.

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No site http://www.headspace.com você tem acesso a toda essa explicação sobre o que é a metidação, a história do Andy e como o Headspace pode te ajudar. Já o aplicativo (que existe tanto para Android quanto para iOS) funciona como uma versão pocket. Lá você tem acesso aos mesmos áudios e vídeos do site, mas não consegue realizar alterações no seu cadastro, por exemplo.

Depois de fazer o Take 10, você é convidado a realizar meditações com um foco definido, como dormir melhor, ser mais positivo, ter mais concentração, etc. É possível também fazer as “meditações de emergência”, como quando você fica muito bravo com alguma coisa ou está muito ansioso com alguma situação. Existem essas meditações rápidas (de uma sessão só) e os programas, que levam vários dias e são mais efetivos.

A verdade é: meditação é hábito. Você precisa treinar a sua mente para conseguir atingir um bom equilíbrio.

A má notícia: o conteúdo não é grátis

Aí você termina o Take 10, resolve que não vai viver mais sem o Andy e quer meditar ainda mais. Chegou a hora de colocar a mão no bolso, amiguinhos! Todo o conteúdo gratuito do site/app é maravilhoso – tanto que ele tem mais de três milhões de downloads – mas você só consegue tirar total proveito dele com a versão paga.

Os preços variam de $12.95 por um mês a $6.24 por mês no plano de dois anos. Você pode ver a tabela completa de preços aqui. Lembrando que esses preços são em dólar (~lágrimas rolando~).

Eu não acho barato, mas o conteúdo vale a pena. Se você for fazer os cálculos, pegando o pacote anual você paga cerca de R$32 por mês. Não é um absurdo, mas está longe do que estamos acostumados com a realidade de preço de apps, né? Eu acho que vale a pena pela qualidade, mas minhas finanças não ficam muito felizes! :p

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Para quem não quer pagar, eu recomendo mesmo assim que entre no site e faça o Take 10. Depois procure ouros aplicativos de meditação ou CDs de meditação guiada pela internet. Você vai ver como vai ficar bem mais fácil controlar a mente para conseguir se concentrar.

Caso queria aprender um pouco mais sobre o assunto, dá uma olhada no YouTube do Headspace. Lá tem explicadinho como funciona cientificamente a meditação, além de dicas e alguns conceitos básicos. Mesmo que seja apenas por curiosidade, acredito que vale muito a pena dedicar este tempinho para conhecer uma prática tão valiosa. Se sua mente está bem, você fica bem.

Para acessar: http://www.headspace.com 

Para encontrar o app, basta digitar Headspace na sua loja de aplicativos do iOS ou Android.

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2 Comments on App Vício: Meditando com o Headspace

  1. Bela
    16 de fevereiro de 2016 at 00:00 (1 ano ago)

    E ta fazendo efeito pra você? Que máximo!
    Eu tenho crises de ansiedade que acho que essa proposta ajudaria E MUITO.
    Obrigada pela dica!

    Responder
    • Ana Cláudia Lima
      19 de fevereiro de 2016 at 22:50 (1 ano ago)

      Oi Bela! Tem me ajudado bastante, mas acho que é uma mistura de várias coisas, sabe? Faço terapia, dedico um tempinho para a minha meditação e procuro focar em uma coisa de cada vez. :) Começa com a meditação que tenho certeza que vai te fazer bem!
      Um beijo!

      Responder

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